Nokia e Furukawa celebraram nesta terça-feira, 23, o acordo que fizeram para adiantar as implementações de Optical LAN (também conhecidas como POL, ou redes locais ópticas) em todo o mercado corporativo do continente Latino-Americano, sendo que esse trabalho estratégico começa pelo Brasil.
Segundo o acordo, a Furukawa deve adicionar equipamentos de rede óptica passiva da Nokia no seu portfólio de soluções para as redes locais.
“A parceria entre a Furukawa e a Nokia traz aos nossos clientes uma solução inovadora e de última geração, que permite grandes benefícios de sustentabilidade, com redução do consumo de energia e, ao mesmo tempo, proporciona uma plataforma tecnológica confiável e segura, que potencializa a governança corporativa”, disse Helio Durigan, vice-presidente executivo da Furukawa.
Para Marcelo Entreconti, que é o líder de Enterprise da Nokia na América Latina, o potencial ilimitado de largura de banda da fibra Optical LAN é a solução a longo prazo para as velocidades de 10 Gbps, mas escaláveis para 25 Gbps.
Marcelo ainda acrescentou mais: “A Nokia implementou redes de missão crítica para mais de 2.200 clientes corporativos líderes nos segmentos de transporte, energia, varejo, indústria, webscale e para o setor público, em todo o mundo. Estamos orgulhosos em firmar essa parceria com a Furukawa, que tem uma longa história de trabalho com mercado corporativo no Brasil em integração e validação de tecnologia.”
Sobre a Optical LAN
Trata-se de uma rede de fibra óptica perfeita para as necessidades corporativas de alta capacidade e exige menos infraestrutura que as redes tradicionais baseadas em switch. Ou seja, a Optical LAN utiliza menos equipamentos, cabos, espaço e até mesmo energia.
É uma inovação vantajosa para prédios altos, edifícios históricos e locais que geram mais desafios para instalações de redes. E fora tudo isso, a Optical LAN ainda usa menos plástico e tem vida útil maior que as outras.
Fonte: Minha Operadora