A Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, está com inscrições abertas para o LIFT Challenge: Real Digital, projeto que escolherá as melhores soluções tecnológicas para implementação do Real Digital.
O objetivo é identificar empresas maduras do mercado financeiro, com capacidade de implementar sistemas de alta complexidade e interessadas em desenvolver um Produto Minimamente Viável (MVP) para o Real Digital, que será desenvolvido para beneficiar o Sistema Financeiro Nacional.
As inscrições ficarão disponíveis até o dia 11 de fevereiro. Após essa data, a Fenasbac e o Banco Central irão selecionar os projetos participantes, que serão revelados no dia 4 de março. Os trabalhos de aceleração dos projetos selecionados duram cerca de quatro meses. Após esse período, são divulgados os resultados finais.
Segundo Rodrigoh Henriques, coordenador do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT Lab) da Fenasbac, o desafio do LIFT é que apresentem casos reais de uso da moeda digital brasileira, beneficiando todo o sistema financeiro. “Queremos trazer novas perspectivas para a criação de um Real Digital. Por isso, serão priorizados projetos maduros que possam contribuir com a sociedade como um todo.”, afirma.
O objetivo da primeira edição do LIFT Challenge é avaliar casos do uso de uma moeda digital emitida pelo BC e sua viabilidade tecnológica. A preferência será para projetos que abordam o DvP, voltado à liquidação de transações com ativos digitais, até mesmo tokenizados, PvP voltado ao câmbio entre moedas, uso de internet das coisas (IOT) para liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas e DeFi, finanças descentralizadas com o objetivo de definir protocolos com liquidação baseada em CBDC e com vistas a requisitos de compliance e supervisão estabelecidos em norma.
Outro desafio proposto é a busca por potenciais soluções de pagamento em que tanto pagador quanto recebedor se encontrem offline. Além da preferência aos produtos já referidos, a infraestrutura do caso de uso proposto será avaliada também quanto a seus potenciais de interoperabilidade com outros sistemas de pagamentos, disponíveis tanto para operações de varejo quanto de atacado; escalabilidade da solução tecnológica, voltada a aplicações de varejo de escopo nacional; privacidade das informações empregadas no caso de uso, em observância à legislação brasileira pertinente; e programabilidade da solução proposta, voltada a permitir a inovação e à construção novas soluções e produtos com base na plataforma proposta. A submissão da proposta tem de ser feita no site: http://liftlab.com.br
O LIFT é um laboratório virtual que promove protótipos de inovação financeira e tecnológica, coordenado pela Fenasbac e o Banco Central do Brasil, com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa de inovação relacionados à indústria financeira.
Fonte: Convergência Digital