A Huawei divulgou nesta semana o seu novo ranking global de conectividade e é possível afirmar que o Brasil praticamente estagnou em relação ao ano passado. Neste ano, o país somou 43 pontos e ficou com a 44ª colocação, duas abaixo daquela alcançada na avaliação anterior. Isso deixa o nível de conectividade brasileiro abaixo do visto em de países como Romênia, Rússia, Eslováquia, Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, que lidera a lista.
A companhia leva em conta 40 quesitos distintos para distribuir os países em um ranking. Apesar de ficar na metade debaixo da tabela, posição do Brasil nesta avaliação o coloca como o segundo melhor no quesito em toda a América Latina, atrás apenas do Chile (33º). Confira os 10 primeiros colocados:
1. Estados Unidos
2. Singapura
3. Suécia
4. Suíça
5. Reino Unido
6. Finlândia
7. Dinamarca
8. Holanda
9. Noruega
10. Japão
2. Singapura
3. Suécia
4. Suíça
5. Reino Unido
6. Finlândia
7. Dinamarca
8. Holanda
9. Noruega
10. Japão
Segundo a avaliação da Huawei, alguns destaques do Brasil nos últimos anos ficam por conta do avanço da cobertura da rede 4G e dos investimentos em Big Data e computação na nuvem. “Como o quarto maior mercado em volume de assinaturas de internet, o país tem um bom potencial de alcançar uma pontuação maior em FTTH [conexões domésticas com fibra óptica] e 4 G nos próximos anos”, aposta a Huawei.
A avaliação da empresa para o Brasil cita ainda o Programa Nacional de Banda Larga, o PNBL, uma iniciativa do governo federal para baratear os custos com fornecimento de internet a fim de ampliar a conectividade do país. Atualmente, aponta o estudo, a velocidade média de conexão em 30,7% das residências brasileiras é de 0,55 Mbps.
Fonte: TecMundo