Fórum da TV Digital aprova padrões de transmissão HD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital aprovou esta semana a inclusão do HLG e do SL-HDR-1 como padrões de HDR para a transmissão de conteúdos na TV digital aberta. A decisão vem para aprimorar a experiência do usuário por meio do aumento da escala de contraste, volume e intensidade de cores. Tanto o HLG quanto o SL-HDR1 serão opcionais para os fabricantes de televisores e ambos são retrocompatíveis, ou seja, o televisor funcionará perfeitamente mesmo que não possua este recurso.

A partir dessa decisão, o Fórum SBTVD produzirá o texto que será anexado às normas da ABNT para, assim, entrar na escala de produção dos fabricantes interessados. “As telas HDR têm se popularizado cada vez mais no mercado nacional. Em poucos anos, grande parte da população terá acesso à tecnologia por meio da TV digital aberta”, afirma Leonardo Chaves, coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

O HLG e o SL-HDR1 passarão a compor o sistema nacional para trazer ao telespectador uma experiência ainda mais realista a partir da tela da TV aberta. A ideia é transmitir imagens tão próximas da realidade que o usuário se sinta dentro do cenário da programação. “É como se o telespectador abrisse uma janela. A programação terá cores e contrastes muito similares aos do mundo real”, detalha o coordenador do Fórum SBTVD.

O Fórum SBTBD reúne emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa.

Fonte: Convergência Digital

Posted in Uncategorized.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *